segunda-feira, 21 de julho de 2025

Como perdoar - todo ser humano é bom - SAWABONA - SHIKOBA

 Atitude com o que erra numa tribo na África do Sul   

Uma tribo africana nos ensina. Veja como perdoam.

Lá quando alguém erra, esta pessoa é levada para o centro da aldeia. Todas as demais pessoas colocam-se em círculo em volta do que errou. E ali ficam por dois dias, recordando e dizendo tudo de bom que esta pessoa é e faz. A tribo acredita que todo ser humano que vem ao  mundo é bom.

Mas as pessoas cometem erro e a comunidade entende este erro como um grito de socorro. Elas se unem então, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem realmente ele é. Isto, até que ele se lembre da realidade da qual havia se desconectado: 

EU SOU BOM.

SAWABONA! SHIKOBA!

SAWABONA é um cumprimento que quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim”

SHIKOBA é a resposta que significa: “Então, eu existo para você!”

E a pessoa é reintegrada, não pela falta de perdão ou condenação, mas pelo que ela é e porque os demais a respeitam e acreditam nela.

Que costume bonito! E que bom se fôssemos assim como esta tribo da África!

domingo, 20 de julho de 2025

O sentido da parábola

 "Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.

- Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a Parábola.

- Porque devo ser muito feia já que as pessoas me evitam tanto!

- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que as pessoas te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passava era bem acolhida.

- Pois as pessoas não gostam de encarar a Verdade nua; elas a preferem disfarçada”.

( Conto judaico)

terça-feira, 1 de julho de 2025

Como consertar o mundo?






Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu escritório decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar.

Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.

De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e,  com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

— Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho.

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:

— Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar!

De início, o pai não acreditou nas palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Ergueu os olhos de suas anotações, e para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

Então ele perguntou:

— Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?

— Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, consertei o mundo.





Atividade: nas peças do quebra-cabeças, escrever uma lista de atitudes que devem mudar para que o mundo seja melhor












Como perdoar - todo ser humano é bom - SAWABONA - SHIKOBA

  Atitude com o que erra numa tribo na África do Sul    Uma tribo africana nos ensina. Veja como perdoam. Lá quando alguém erra, esta pessoa...